A 12 dias dos Jogos Rio 2016, Vila dos Atletas é aberta para receber os maiores astros do esporte mundial

Com 31 prédios e 3.604 apartamentos, local já hospeda 900 pessoas de 66 Comitês Olímpicos Nacionais, sendo 200 atletas de 20 países diferentes
A 12 dias dos Jogos Rio 2016, Vila dos Atletas é aberta para receber os maiores astros do esporte mundial
Vila dos Atletas: espaço vai hospedar 15 mil atletas de todo o planeta (Foto: Rio 2016/Gabriel Heusi)
A 12 dias do início dos Jogos Rio 2016, a Vila dos Atletas foi oficialmente aberta para a chegada das delegações esportivas. O evento aconteceu na manhã deste domingo (24) e contou com a presença do prefeito do Rio, Eduardo Paes, do presidênte do Comitê Rio 2016, Carlos Nuzman, e de Janeth Arcain, ex-atleta do basquete e prefeita da Vila Olímpica.
“É com muita alegria e emoção que celebramos este momento. Podemos dizer que ele marca o início dos Jogos Rio 2016”, disse Nuzman.
Com 31 edifícios e 3.604 apartamentos, a Vila dos Atletas se localiza no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio. Cerca de 17 mil atletas e oficiais de delegações vão ficar no local, que conta com ciclovias, áreas de convivência e está integrada ao sistema de ônibus expresso do BRT Transolímpico. A Vila tem ainda um restaurante de 27.000 metros quadrados, com capacidade para atender 5.000 pessoas ao mesmo tempo.

Nuzman, Paes e Janet na inauguração (Foto: Rio 2016/Gabriel Heusi)
“É uma síntese do espírito Olímpico, com todos os povos convivendo pacificamente no mesmo espaço”, disse Paes. Neste domingo, já se encontram na Vila 900 pessoas de 66 Comitês Olímpicos Nacionais (NOCs, da sigla em inglês), sendo 200 atletas de 20 nacionalidades diferentes.
Presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Nuzman comentou uma declaração feita pela delegação australiana, que decidiu hospedar-se temporariamente em hotéis até que o acabamento seja finalizado.
“São ajustes que já estamos fazendo e serão resolvidos em pouco tempo. Toda Vila Olímpica, por sua magnitude, precisa de alguns retoques até que fique perfeita. O importante é que tudo será feito antes do início dos Jogos, sem trazer nenhum transtorno aos atletas”, disse.

Vila dos Atletas: espaço tem prefeito próprio e restaurante de 27 mil metros quadrados (Foto: Getty Images/Buda Mendes)
Responsável pela administração da Vila, Janeth também comentou o assunto. “Sou uma porta-voz entre os atletas e o Comitê Rio 2016. E garanto que temos a estrutura necessária para deixar tudo perfeito antes do início dos Jogos”, afirmou.
O Comitê Olímpico Britânico emitiu uma nota afirmando sua confiança no local. “Estamos certos de que nossos alojamentos estão prontos para receber os atletas e os apartamentos estarão dentro dos melhores padrões olímpicos”, diz o comunicado. “Embora tenhamos encontrados alguns ajustes necessários, isso é algo comum em novas estruturas. Temos trabalhado para resolvê-los rapidamente.
O Comitê Olímpico dos Estados Unidos também se pronunciou. “Assim como acontece em todos os Jogos Olímpicos, estamos trabalhando com as autoridades locais para equacionar pequenos detalhes e garantir que a Vila esteja pronta para receber os atletas americanos.”
Kitty Chiller, chefe de missão da Austrália, disse estar confiante de que os atletas de seu país estarão na Vila na próxima quarta-feira (27). Segundo ela, é natural que uma Vila tenha “problemas de acabamento.”
Fonte: https://www.rio2016.com/noticias/a-12-dias-dos-jogos-rio-2016-vila-dos-atletas-e-aberta-para-delagacoes