Série de Liderança: How to Get Away

How to Get Away with Murder foi batizada como “Lições de um Crime”, a tradução mais próxima, no entanto, seria algo como “Como Se Livrar de um Assassinato”. É uma série de televisão de suspense legal norte-americana que estreou na ABC em 25 de setembro de 2014 e foi concluída em 14 de maio de 2020. Foi criada por Peter Nowalk e tem como produtora executiva Shonda Rhimes. A história gira em torno da vida pessoal e profissional de Annalise Keating (Viola Davis), uma advogada da área criminal e professora de direito na reconhecida Universidade de Middleton. Casada com um renomado psicólogo Sam Keating (Tom Verica), ela tem um caso o detetive de polícia Nate Lahey (Billy Brown), mas essa não é a única confusão da série. A trama começa mesmo quando Annalise seleciona cinco de seus melhores alunos para trabalharem em seu escritório. Além de tudo que envolve a sua vida entrar em perfeito caos, ela e os jovens acabam por se envolverem, involuntariamente, em uma complexa trama de assassinatos.

Mas afinal, com tantas reviravoltas o que essa série tem a nos ensinar sobre liderança? Prepare o papel e a caneta que você vai querer rever esta série para identificar alguns pontos muito interessantes.

1 – Planejamento
Antes de envolver qualquer um de seus alunos em um problema a ser resolvido, Annalise primeiro procura entender o contexto, lidar com ele de forma objetiva e rápida e fazer um planejamento de possíveis soluções. É claro que a equipe é extremamente participativa e a ajuda a assumir as responsabilidades e a encontrar as mais inteligentes saídas.

2 – Selecione uma equipe qualificada e incentive seus potenciais
Annalise sabe que os seus alunos a complementam, por mais competente que ela seja. Tanto é que a advogada escolheu simplesmente os melhores da classe. E são eles que a ajudam a conquistar o sucesso nas suas defesas. Sim, quanto melhores os seus colaboradores, mais VOCÊ irá crescer. Pense nisso!

3 – Adapte-se às mudanças
As mudanças incomodam todos nós porque elas estão sempre relacionadas ao desconhecido. Mas na maioria das vezes o novo nos leva a diversas oportunidades de aprendizado e de crescimento. Annalise é extremamente resiliente diante de mudanças e adversidades, ao ponto de enxergar qualquer obstáculo que possa surgir no meio do caminho. Assim ela refaz toda a sua estratégia e consegue diminuir consideravelmente os riscos.

4 – Assuma os seus erros e aprenda com eles
Sim, errar é humano e sempre será. Annalise assume as suas falhas, por mais que sempre se mostre extremamente forte. E essa atitude é realmente louvável, porque mostra para a equipe que o líder é humilde o suficiente para admitir que errou, mas maduro para tentar novamente. E nada inspira mais as pessoas do que esse tipo de postura. O problema não é errar, mas o que você vai fazer com o seu erro a partir do momento que ele aconteceu!