Biblioteca

Conheça um pouco da Biblioteca Marta Beatriz da Fonseca!

WhatsApp Image 2018-10-22 at 12.37.39 (2)

A Biblioteca Marta Beatriz da Fonseca está localizada no piso 1 (subterrâneo) da Faculdade Borges de Mendonça, localizada no centro de Florianópolis. Ela possui um acervo diversificado com cerca de 6.972 Títulos e 10.182 exemplares, de acordo com o último censo. Podendo encontrar obras nas áreas de: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Biologia, Química e Física, assim como, Hotelaria, Turismo, Religião e Literatura para todas as idades. Além do mais, a Biblioteca disponibiliza para consulta local periódicos e jornais.

Os TCCs (Trabalho de Conclusão de Curso) estão 95% disponíveis em formatos PDF no Acervo Online e 5% no formato físico, para empréstimo de até 2 (dois) dias.

O layout passa por um processo de transformação a cada ano, se adaptando as novidades e aos novos alunos. Um dos locais mais procurados hoje é a BiblioZen (espaço com Puffs para descanso e leitura). Além deste, há salas para estudos em grupos e individuais. Em datas comemorativas são realizados eventos como forma de interação dos alunos, professores e colaboradores da Faculdade.

A acervo online é enriquecido com resumos dos livros da Biblioteca, feitos pelos próprios alunos que aproveitam para validar como atividades complementares. Este resumo possui entre 150 e 500 palavras.

Garantir o acesso e o uso à informação , incentivar a leitura , contribuindo para a qualidade do ensino, pesquisa e extensão, promover  serviços de apoio ao ensino e aprendizagem visando formar  cidadãos  críticos com habilidades e competências para o uso eficaz da informação.

Ser referência em qualidade no incentivo a criatividade e  um  modelo de excelência na gestão e disseminação da informação aos serviços prestados aos usuários.

  • Manter o respeito, a ética e os valores humanos;
  • Agir com integridade e responsabilidade;
  • Trabalho em equipe;
  • Compromisso com serviços de qualidade;
  • Inovação nos métodos de serviço;
  • Compromisso na preservação e manutenção do acervo.

Utilidades

Segunda à Sexta-Feira: 8h-16h e 17h-22h
Sábados (8h-12h)

Contato:
Bibliotecária: Brenda Isami
biblioteca@bm.edu.br

Estagiária: Karen Quinteiros
biblioteca02@bm.edu.br

  • O Empréstimo de uma obra é realizado por até 10 dias úteis;
  • Livros Tarja Vermelha serão utilizados apenas para consulta local ;
  • Jornais e Periódicos serão utilizados apenas para consulta local ;
  • Limite de empréstimo por aluno de 5 livros ;
    Limite de empréstimo por aluno em TCC de 10 livros;
  • É possível renovar seu empréstimo de livro até 5x ;
  • Acompanhe os prazos para devolução dos livros emprestados (mantenha-se em dia) ;
  • O Atraso na devolução de uma obra gera multa equivalente a R$ 1,00 por dia ;
    • ATENÇÃO:
    • Não dobrar ou escrever (riscar, marcar, sujar) os livros ;
    • Não comer ou beber dentro da Biblioteca;
    • Não atender ligações telefônicas ou digitais (via aplicativos) dentro da Biblioteca
    • Atenciosamente.

Clique no link e faça o download do Regulamento. Regimento Interno Biblioteca

Site gratuito que rastreia a internet para identificar se alguém plagiou seu material: você pode informar um trecho do texto ou um endereço (URL) para análise. A análise não é feita em arquivos, mas em fragmentos inseridos em uma caixa de textos. O resultado sai na hora, inclusive com uma linha do tempo, para saber quando cada site publicou algo seu

Detector de plágio que pode ser utilizado online, sem precisar ser instalado no computador. São suportados mais de 190 idiomas, inclusive o português. Basta incluir um pequeno trecho de texto para iniciar a pesquisa. A pesquisa é rápida e em alguns segundos é emitido um relatório com todas as páginas que contém o texto plagiado. O resultado também inclui resultados semelhantes, que podem não ser, necessariamente, plágio, mas são bastante “parecidos”, ou seja, suspeitos. Ao final, tem-se um sumário com a quantidade de palavras, sentenças e um percentual de originalidade, que mede a chance do texto ter sido plagiado.

BiblioLocaliza

Agora ficou ainda mais fácil de se localizar entre nossas Obras literárias. 

Branco

Comédia - Por mais contraditório que possa parecer, a comédia é um gênero dramático, tendo em conta que apresenta vários episódios da vida através dos diálogos dos personagens.

Rosa Claro

Romances - obras literárias que apresentam narrativas em prosa, normalmente longa, com fatos criados ou relacionados a personagens, que vivem diferentes conflitos ou situações dramáticas, numa sequência de tempo relativamente ampla.

Lilás

Obas Romance Chick-Lit - Obras que abordam o universo feminino, sendo protagonizadas e majoritariamente escritas por mulheres. Geralmente são associadas a um conteúdo humorístico (embora nem todos os livros tenham essa característica de forma acentuada) e a um desenlace romântico, podendo ser associado ao Romance e ao Young Adult.

Roxo

Romances de época ou históricos - A composição das personagens e dos cenários é feita de modo que estejam em concordância com documentos e dados históricos, oferecendo ao leitor uma noção da vida e dos costumes da época. O romance histórico surgiu no século XIX com o escocês Walter Scott (1771-1832). Ele foi considerado o primeiro a usar esse estilo, sendo o clássico Ivanhoe sua obra mais famosa.

Cinza

Poesia - Composição textual em versos, metrificados ou livres, geralmente associado à sonoridade e figuras de linguagem, podendo ou não ser de caráter subjetivo.

Verde

Obras de Aventura - compõem um gênero da literatura que gira especialmente em torno das viagens, do mistério e dos perigos. Um ingrediente essencial dessas obras é a ação, a qual domina a cena e é fundamental para o desenrolar da trama. Vários elementos que definem essa categoria estão presentes também nos filmes de aventuras: a sucessão de eventos eletrizantes; a liderança do herói ou da heroína; a forma como o leitor gera uma empatia com os feitos narrados e com os personagens e a simplicidade do gênero.

Azul Marinho

Obras de Ficção Científica - gênero da ficção especulativa, que normalmente lida com conceitos ficcionais e imaginativos, relacionados ao futuro, ciência e tecnologia, e seus impactos ou consequências em uma determinada sociedade ou em seus indivíduos, desenvolvido no século XIX. Conhecida também como a "literatura das ideias", evita utilizar-se do sobrenatural, tema mais recorrente na Fantasia, baseando-se em fatos científicos e reais para compor enredos ficcionais.

Azul Claro

Literatura Infantojuvenil - dedicado especialmente às crianças e jovens adolescentes. Nela, se incluem histórias fictícias infantis e juvenis, biografias, novelas, poemas, obras folclóricas e culturais, ou simplesmente obras contendo/explicando fatos da vida real (ex: artes, ciências, matemática etc).

Amarelo

Fantasia - um gênero da ficção em que se usa geralmente fenômenos sobrenaturais, mágicos e outros como um elemento primário do enredo, tema ou configuração. Muitas obras dentro do gênero ocorrem em mundos imaginários onde há criaturas mágicas e itens mágicos.

Laranja

Drama - A palavra “drama” vem do grego e significa “ação”, logo, é um acontecimento ou situação com intensidade emocional, a qual pode ser representada. No sentido literário, falar de drama é falar de teatro. Este gênero começou com a encenação em cultos a divindades gregas. A princípio os gregos abordavam apenas dois tipos de peças teatrais: a tragédia e a comédia. Algumas peças são bastante conhecidas e lidas até hoje, por serem marcos da dramaturgia da época: Prometeu acorrentado de Ésquilo; Édipo-rei e Electra de Sófocles; Medéia de Eurípedes e Menandro de Antífanes.

Vermelho

Literatura Erótica - utiliza o erotismo em forma escrita, para despertar no leitor as práticas ou desejos sexuais. Em sua maior parte utiliza-se do gênero literário romance, embora alguns dos grandes clássicos eróticos estejam em forma de conto ou poesia. O erotismo é relacionado ao amor, inspiração vinda do amor. Diferente do pornográfico, onde há um apelo ao lado sexual.

Marrom

Policial e Mistério - Também referida como novelas policiais é um tipo específico de história de suspense. As histórias começam com um crime, como o conflito central e apresentam pistas e suspeitos durante toda a história, para permitir uma resolução final através de uma dedução lógica. A maioria dos mistérios inclui um detetive profissional ou amador, que orienta o leitor através da solução do crime. Em alguns casos, os leitores são apresentados com provas suficientes para resolver corretamente o próprio mistério. Em outros, eles devem acompanhar os personagens até o final revelar a história.

Preto

Terror, Suspense e Gótico - está sempre muito ligado à fantasia e à ficção especulativa. É criado com intuito de causar medo e aterrorizar. A abstrata ideia de terror ou o ato de transmitir o sentimento de terror ou horror pode ser verificado também em todas as formas de arte.