elações trabalhistas mudaram muito nas últimas décadas, muito motivadas pelas ideologias que guiaram, lá atrás, a Revolução Industrial de 1840. Antes, o trabalhador que era visto como uma mera peça de uma empresa ou linha de produção, passava, a partir daquele momento, a ser visto como um profissional que deve ser respeitado na sua rotina de atividades.
Trazendo essa situação para o século XXI – o qual vivemos – podemos perceber que o modelo de relacionamento entre empresas e funcionários é muito mais de colaboração e de equipe, permitindo que todos compreendam que estão jogando no mesmo time para buscar o melhor resultado ao final de um determinado período.
Essa mudança na relação profissional, também resultou em alterações significativas no ambiente de trabalho, visando a melhora do ambiente de serviço para todos os colaboradores ali presentes, independentemente de seus cargos e funções dentro da corporação. Hoje sabe-se que um bom clima e local de trabalho pode afetar significativamente a produtividade de um colaborador, influenciando diretamente nos resultados entregues por toda a equipe.
Foi pensando em alternativas para melhorar o aproveitamento dos espaços nas empresas e a melhora da qualidade de vida e produtividade do funcionário, que arquitetos, designers e especialistas em ergonomia chegaram ao modelo que conhecemos hoje como Estações de Trabalho.
Além da logística organizacional do espaço – e até mesmo do acesso de redes elétricas e telefônicas – as Estações de Trabalho ajudam a melhorar o fluxo de atividades de toda uma empresa, visto que os profissionais estão mais próximos e livres para circular pelo ambiente, melhorando não somente sua produtividade, como criatividade na jornada de trabalho. As Estações também ajudaram os profissionais a organizar seu local de trabalho, permitindo que todos os seus documentos estejam localizados, preferencialmente, em redes compartilhadas para computadores.
As exigências de ergonomia, que chamam cada vez mais a atenção das equipes de medicina do trabalho, também são facilmente atendidas com a ajuda das Estações de Trabalho. Os mobiliários são distribuídos facilmente de acordo com a logística da ergonomia do local e a padronização das mesas, cadeiras e posição dos computadores também pode auxiliar na garantia de conforto e saúde para os colaboradores.
Vale reforçar também que os grandes espaços abertos, com a utilização de Estações de Trabalho ao invés de salas fechadas, também permite que o funcionário possa descansar da sua posição com mais facilidade: seja circulando pelo ambiente da empresa, como também realizando sessões de ginástica laboral com todo o time.
As Estações de trabalho são uma tendência que vêm sendo seguida por empresas que precisam valorizar a alta produtividade de suas equipes, porém sempre pensando em sua qualidade de trabalho e de vida para seus colaboradores. Especialistas afirmam, inclusive, que as salas com paredes e portas fechadas já tem prazo para desaparecer nesses locais.
Fonte: https://noticias.terra.com.br/dino/como-as-estacoes-de-trabalho-mudaram-a-organizacao-e-producao-nas-empresas,c211ed139df3f53d1db659f9afb1d92dwbsoyzfp.html