Estudo lista 4 características que podem 'prever' futuros CEOs

Pesquisa foi feita a partir da análise de 2,6 mil entrevistas.
Habilidades interpessoais não são características comuns ao cargo.

Atualizado em 13/04/2016 08h00 – G1, em São Paulo

Quatro características-chave podem prever se um profissional se tornará um CEO: habilidades gerais, as competências de execução, carisma e habilidades estratégicas. A conclusão é de um estudo conduzido por dois pesquisadores, Steven N. Kaplan, da Universidade de Chicago; e Morten Sorensen, da Escola de Negócios de Copenhague.
A pesquisa, divulgada pelo Business Insider, foi feita a partir da análise de 2,6 mil entrevistas com profissionais em altas posições executivas. Nas entrevistas, os candidatos foram avaliados em 30 características diferentes, como integridade, criatividade e persistência.
Ao Business Insider, Kaplan explicou que as habilidades gerais são o talento geral; as competências de execução, a capacidade de conseguir que as coisas sejam feitas (ser eficiente, proativo e persistente). Carisma é ser persuasivo e entusiasta. E habilidades estratégicas estão relacionadas a criatividade e à capacidade de pensar como um todo.
Por outro lado, candidatos a CEO tipicamente tiveram notas baixas em habilidades interpessoais, que envolvem comportamentos como ser um bom ouvinte e tratar pessoas com respeito – embora essas características sejam muito positivas na hora da entrevista de emprego.

 
 
Fonte: http://glo.bo/1SMnIbn