Lições de Marketing com “Emily in Paris”

A série do Netflix chamada: Emily in Paris trás uma divertida e interessante história sobre a executiva de marketing de Chicago, Emily Cooper, sendo contratada para fornecer uma perspectiva americana em uma empresa de marketing em Paris. Nesta série de comédia romântica, é possível identificar inúmeras sacadas de marketing para administração e gestão de marca da sua empresa.
Vamos destacar algumas delas a seguir:

1- Conheça a opinião do seu público: ao ser questionada pelo cliente sobre qual seria a sua opinião referente a proposta duvidosa de campanha apresentada, Emily afirma que não se trata do que ela pensa, mas do que o cliente vai achar, sugerindo a criação de uma enquete no Twitter para ouvir a opinião do público e incentivá-lo a fazer parte da campanha, sendo possível direcionar a campanha de acordo com o que o publico deseja. Destacando assim, o poder das redes sociais e de suas ferramentas de interação para gerar envolvimento com a marca, além de servir como fonte de pesquisa para identificar as necessidades e os desejos do cliente.

2- Co-Branding: Os contatos estratégicos de Emily para criar parceria entre marcas e gerar oportunidades de negócios, mostra que é possível ir além do esperado agregando ainda mais valor a marca

3- Marketing olfativo: Emily destaca a importância de provocar os sentidos para despertar lembranças e sentimentos, sugerindo a criação de uma fragrância para um hotel. Usando como exemplo “quando você está vendendo uma casa, a única coisa que você deve fazer é assar biscoitos, o cheiro lembra as pessoas em casa… e um lugar feliz.”

4- Gestão de crise: Uma forte característica da personagem é a resiliência, apesar de não ter sido bem aceita por seus colegas, ter inúmeras ideias recusadas e ser excluída de diversas reuniões, ela não se deixa abater e segue realizando o seu trabalho com entusiasmo, mesmo quando tudo parece estar perdido ela mostra motivação para contornar a situação e resolver todos os problemas.

5- Real time: Emily aproveita oportunidades em tempo real para gerar mais engajamento com as marcas, com muita criatividade ela gera conteúdos impactantes, usa hashtags estratégicas e faz perguntas para gerar um debate e estimular a interação.

6- Estar atualizada as novidades do Marketing:  Emily trouxe clientes de volta por estar atenta às novidades e criar estratégias digitais que geraram a visibilidade que as marcas precisavam.

7- Imagem da marca: quando a Emily propõe fazer uma publicidade para uma marca de champanhe usando a ideia de “spray” em comemorações, ela sugere a criação de uma submarca para não impactar a imagem sofisticada da atual.

8- Pensar fora da caixa: ela não tem medo de inovar e criar soluções criativas para divulgar os produtos. Mostrando que é possível surpreender e ir além do óbvio. Fazer o que ninguém está fazendo, além de gerar mais curiosidade do público te dá mais destaque!

9- Encante pessoas pela experiência: Emily visita uma exposição de arte onde a obra “A Noite Estrelada” de Van Gogh é projetada nas paredes. Isso a inspira e ela pensa na ação de colocar uma cama em um ponto estratégico da cidade para promover a experimentação de deitar e observar as estrelas para promover um colchão. Foi uma ideia criativa que instigou a curiosidade das pessoas que circulam na região. Uma ação de marketing de experiência fora do óbvio e praticamente irresistível. Afinal, não é todo dia que você pode deitar em céu aberto e apreciar as estrelas. Certo?!  Além disso, a experiência cria memórias afetivas por meio do olfato, paladar, tato, visão e audição. Explore os 5 sentidos em sua estratégia e desperte gatilhos mentais! 

10- Seguidores não definem sucesso: Emily é convidada para um evento de influenciadoras onde, logo na entrada, é preciso mostrar seu perfil do Instagram e conforme seu número de seguidores, você ganha um kit de brindes. Ela recebe o menor kit e quando questiona, o recepcionista recomenda que ela se esforce mais pra crescer. Mesmo com apenas 20 mil seguidores, Emily realiza uma série de stories criativos e humorados durante o evento. Mais tarde, ela é chamada e recebe um convite para ser embaixadora da marca devido a grande repercussão de seus stories.