Marketing – Saiba mais sobre

Marketing vem da palavra em inglês market = mercado, então é correto afirmar que Marketing é um estudo do mercado e seu melhor aproveitamento para estratégias comerciais de uma empresa.
Mas esta explicação ainda é muito básica. Tendo em vista que Marketing busca definir quais produtos ou serviços podem cativar um público-alvo para traçar estratégias de comercialização, comunicação, distribuição e fidelização. Engana-se quem pensa que esta ciência visa apenas a venda de um produto ou se limita a criação de produtos e imagens ou divulgações. Claro que a intenção final é elevar as vendas e garantir fins lucrativos, garantindo novos clientes e fidelizando-os. Mas existem muitas atividades entre o marketing e o resultado.

Estratégia de Marketing

Tartakower, um dos maiores jogadores de xadrez do mundo, uma vez disse: “Tática é saber o que fazer quando há o que fazer; estratégia é saber o que fazer quando não há nada a fazer”, em outras palavras, Estratégia é traçar o caminho desconhecido pelo qual se deseja percorrer, visando um ponto de chegada. Tática é a caminhada em si. No marketing, há muita confusão entre os dois termos, o que culmina em decisões frágeis, aleatórias e sem forte ligação com as estratégias da empresa. Por isso, ter um planejamento muito claro do que se espera atingir, conquistar, para então definir uma estratégia de atuação do departamento de marketing, que será desdobrada em diversas táticas (tarefas ou projetos), é essencial para um bom resultado.

As estratégias de marketing são construídas orientadas aos quatro pilares de marketing, também chamado de Mix de Marketing ou Composto de Marketing.
Conheça os seus pontos fortes e fracos (já ouviu falar da famosa matriz SWOT?), defina seu público-alvo, estabeleça metas e formas de medir essas metas, e acompanhe.

Os 4Ps do Marketing

Não é somente vendas, nem somente propaganda. Uma boa estratégia é aquela que pensa e têm uma forma equilibrada de seu planejamento.
Também chamado de Composto de Marketing ou Mix de Marketing, os 4 Ps representam os pilares básicos de toda estratégia de marketing: ProdutoPreçoPraça Promoção

Blog NEILPATEL