Modelo Canvas

Conhecido pelos famosos Post-its coloridos expostos em grandes empresas ou salas de reunião e administrativo, o modelo Canvas é também chamado de Business Model Canvas e a palavra CANVAS significa TELA e é exatamente isso que ela é: Uma ferramenta visual para organização ideias sobre um negócio. Sendo possível criar um modelo de negócios fácil de ser consultado e atualizado. Contém uma estrutura com o resumo dos principais pontos de planejamento, ilustrando as suas características.

Fonte: SEBRAE

Sua estrutura conta com nove blocos pré-formatados que dão a base para a criação do modelo ou a adaptação de um já existente. Por ser uma ferramenta visual, o Canvas é um facilitador da estratégia que ilustra todas as estruturas organizacionais.

Apesar do Plano de Negócios ser muito importante, ele costuma ser um documento longo e detalhado que não permite alterações tão dinâmicas, sobretudo pela necessidade da constante validação dessas mudanças.

Assim, o Modelo Canvas se torna uma ferramenta muito utilizada, principalmente por pequenas empresas, ou aquelas que  estão começando e passam por diversas atualizações e modificações em sua estrutura.

DICA: No SEBRAE CANVAS é possível encontrar o modelo virtual para dar inicio ao seu planejamento. Clique aqui para acessar