Orientações de retorno às aulas em 2021/1

Orientações de retorno às aulas em 2021/1

Prezados alunos, este texto pretende informar e esclarecer a todos, as formas e procedimentos de retorno às aulas neste semestre 2021/1.

Como é do conhecimento geral, as autoridades de saúde e educação, estaduais e municipais, aprovam e recomendam o retorna as aulas. Esta condição esta respaldada por portarias e decretos contendo orientações. Entre as exigência e orientações, encontra-se a necessidade dos estabelecimentos de ensino apresentarem a Secretaria Municipal de Educação, documento denominado Plancon (Plano de Contigências),  descrevendo todas as medidas de segurança sanitárias tomadas pela instituição, bem como, a forma e o modelo de ensino a ser aplicado no semestre corrente. A Faculdade Borges de Mendonça apresentou o seu Plancon, o qual foi aprovado integralmente.

A Faculdade Borges de Mendonça, orientada por discussões e debates com outros estabelecimentos de ensino de nossa região, optou pelo modelo híbrido de aulas, que ao que parece, tornou-se a solução consensual mais aplicada no momento.

Nosso modelo híbrido funcionará da seguinte forma:

1º – Os alunos poderão optar por cursar o modelo híbrido ou totalmente remoto, para tanto deverão preencher o formulário de pesquisa encaminhado por e-mail.

2º – As turmas serão divididas em: turma A e turma B de uma mesma disciplina, obedecendo a capacidade máxima de ocupação das salas de aula, respeitando o distanciamento mínimo exigido por carteira.

3º – Diariamente os professores ministrarão as aulas presenciais no período matutino das 08h:15 horas às 10h:15 horas, e no período noturno, das 19h:00 horas às 21h:00 horas, sem intervalo.  Após as 10h:15 horas, no período matutino, e das 21h:00 horas no período noturno, o professor irá gravar uma hora de aula com o mesmo conteúdo da aula presencial, cujo linck para acesso ficará disponível no sistema acadêmico na aba “ Material de Apoio”.

4º – As turmas serão divididas em 50% (Turma “A” e Turma “B”), obedecendo à ordem alfabética.

5º Nas primeiras semanas de aula, o aluno receberá e-mail diariamente informando que esta matriculado na respectiva disciplina do dia, e em qual sala ela será ministrada.

6º – As aulas presenciais serão ministradas alternadamente entre turma “A” e “B” a partir da primeira semana de aula.

7º – A primeira semana de aula presencial será para a turma “A”, enquanto os alunos da turma B, que não estarão presentes neste dia, assistirão à aula gravada. Na segunda semana de aula a situação se inverte, ou seja, os alunos da turma “B” comparecerão as aulas presenciais e os alunos da turma “A” assistirão as aulas gravadas daquela semana.

8º As provas bimestrais e exames serão aplicados remotamente (on-line), a exemplo do que foi aplicado no ano anterior.

9º A faculdade se preparou com disposição de álcool gel em seus ambientes, medição de temperatura, horários de aula adequados as exigências sanitárias, espaçamento de carteiras na sala em aula, display de acrílico nas áreas de atendimento, entrada e saída de alunos em ambientes diferenciados, entre outros.

ATENÇÃO: Somente será permitida a entrada e a permanência do aluno, no ambiente da faculdade, utilizando máscara de proteção facial.

Aguardamos ansiosamente a todos e todas, para fazermos um excelente semestre repleto de aprendizagem e boas relações.

Direção/Coordenação.