SETEMBRO AMARELO

Você conhece ou já ouviu falar do Setembro Amarelo?
Setembro Amarelo vem para colorir o movimento mundial para conscientização da população sobre a realidade do suicídio e mostrar que existe prevenção em mais de 90% dos casos, segundo a Organização Mundial da Saúde. O suicídio é considerado um problema de saúde pública que mata 1 brasileiro a cada 45 minutos e 1 pessoa a cada 45 segundos em todo o mundo. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer, conforme dados divulgados pela CVV (Centro de Valorização da Vida). Pelo menos o triplo de pessoas tentaram tirar a própria vida e outras chegaram a pensar em suicídio. Apesar de números tão alarmantes, o assunto ainda é tratado como tabu. Evita-se o assunto, o que só colabora para seu aumento dos casos, pois as pessoas muitas vezes não sabem que podem procurar ajuda.
Qualquer ligação de telefone fixo ou celular para o 188 ou 141 (24h), número do Centro de Valorização da Vida (CVV), é agora gratuito no Brasil. Uma parceria com o Ministério da Saúde estendeu o serviço para todo o território nacional. O acordo já existia desde 2015 e foi chegando aos poucos a várias regiões, mas a ampliação total da rede gratuita foi concluída apenas agora.
Além disso, Florianópolis conta também com um posto de atendimento no endereço: Av. Hercílio Luz, 639, sala 408 – Ed. Alpha Centaury. Saiba mais em: CLIQUE AQUI ou no site do Setembro Amarelo.