Só lê o título? Site te obriga a ler tudo antes de comentar e ainda testa

Um site norueguês decidiu colocar um filtro para as mensagens mal intencionadas em sua página por meio de um método inovador e eficaz: obrigar os leitores a realmente lerem as matérias antes de comentá-las.
Desde meados de fevereiro, a NRKbeta, filial da NRK, empresa de radiotelevisão pública especializada em mídia e tecnologia, exige que os visitantes respondam três perguntas após a leitura do texto para que possam deixar comentários nas matérias.
“Geralmente, vemos que muitos leem apenas o título e algumas linhas antes de começarem a comentar para participar do debate. Fazendo três perguntas baseadas no texto, temos certeza de que a discussão ocorrerá com uma base de conhecimentos em comum”
Marius Arnesen, redator-chefe da NRKbeta
Dessa forma, o site pretende elevar o nível do debate, além de moderar reações inadequadas.
“Se há algo na matéria que não lhe agrada, você ao menos é obrigado a fazer uma pausa, refletir um pouco e ler a matéria, caso não o tenha feito ainda. Assim, esperamos evitar o mal-estar provocado pelos comentários desagradáveis”, disse Arnesen.
O experimento ainda é muito recente para se obter conclusões definitivas, explicou Arnesen. Ele afirma, porém, que o número de comentários se manteve estável, e a reação dos leitores regulares foi em geral positiva.
Fonte: https://tecnologia.uol.com.br/noticias/afp/2017/03/03/so-le-o-titulo-site-te-obriga-a-ler-tudo-antes-de-comentar-e-ainda-testa.htm
“Boa iniciativa”, comentou um internauta no site, “embora minha fé na humanidade não vá tão longe a ponto de me fazer deixar de acreditar que todos os debates acabarão derrapando para coisas como Adolf Hitler, a imigração, os políticos corruptos, as teorias da conspiração…”.