Social Media Week São Paulo usa plataforma de crowdsourcing da 80 20 Marketeria Digital para selecionar palestras de 2016

Pelo segundo ano consecutivo, a Social Media Week São Paulo (#SMWSP), semana digital organizada pela Associação Paulista de Agentes Digitais (ABRADi-SP) e Interney, abre para cadastros de palestras online em plataforma colaborativa de crowdsourcing, com votação popular. Neste ano, conta com uma nova plataforma, mais amigável, conectada ao Facebook para facilitar login e com melhores recursos, desenvolvida pela 80 20 Marketeria Digital, o http://socialmedia.8020mkt.com.br/. As inscrições de palestras podem ser feitas até maio e as palestras mais votadas, na fase final, serão selecionadas por uma curadoria de conteúdo.
A plataforma segue a última tendência internacional, o crowdsourcing, que vem do mesmo conceito de crowdfunding, porém, ao invés das pessoas participarem com dinheiro, contribuem com ideias ou votos. O engajamento e visibilidade do evento tendem a aumentar por conta do viés de cocriação, ou seja, a participação de todos na criação do evento, já que cada pessoa que inscreve uma palestra tende a compartilhar o material com toda sua rede de contatos. Engajar o público no evento meses antes permite um envolvimento maior no resultado final. Nos primeiros dias foram mais de 500 comentários e 60 palestras sugeridas. Agora já são mais de 300 temas inscritos e 15 mil votos de pessoas diferentes.
No ano passado o evento reuniu 165 palestrantes que se dividiram entre 107 atividades no Museu da Imagem e Som (MIS) e em outros locais parceiros, e mais de 12 mil pessoas se inscreveram e quase 6 mil acompanharam as atividades ao vivo. “Nessa edição a intenção não é mais crescer em tamanho, mas sim aumentar a qualidade e diversidade de novidades. Queremos levar às pessoas as últimas tendências, conteúdo criativo e experiências nunca antes contadas. Tivemos sucesso em 2015 com a estratégia de abrir publicamente as inscrições e conseguimos subir o nível de inovação nas apresentações. Neste ano, com uma melhor usabilidade da plataforma, pretendemos aumentar consideravelmente o nível de palestras inéditas”, comenta o organizador do evento, consultor e professor, Edney Souza.
A plataforma foi inspirada em um projeto em open source, ou código-fonte aberto, utilizado originalmente para eventos de âmbito científicos, com adaptação feita para o mercado. “Dessa maneira, as pessoas podem se logar a partir de uma rede social e votar positivo ou negativo para cada palestra, além de cadastrar seu próprio tema e interagir com comentários. Vale lembrar que apenas os ‘likes’ contribuem para a escolha, e o ‘dislike’ não diminui a entrada ou não para a lista de palestras favoritas, um critério definido pela organização da #SMWSP”, conta o diretor de tecnologia da 80 20 Marketeria Digital, Kenneth Corrêa.
Esse tipo de plataforma colabora para atrair mais interesse coletivo e pessoas com assuntos totalmente diferenciados e interessantes. “Alguém desconhecido pode trazer uma discussão que ninguém imaginou antes para o #SMWSP e ganhar centenas de ‘likes’. Então se é o que todos querem ver e ouvir, será o que terão”, diz o diretor de marketing e expansão da 80 20 Marketeria Digital, Estevão Rizzo.
Serviço
Para cadastrar sua proposta de atividade (palestra, debate, workshop) na social Media Week São Paulo, siga os passos abaixo:
 
1.      Entre aqui: http://socialmedia.8020mkt.com.br/
2.      Faça login com sua conta do Facebook.
3.      Clique no botão Quero Palestrar!
4.      Preencha os dados da sua atividade.
5.      Divulgue para os seus amigos votarem!
 
Sobre a Social Media Week
Mundialmente, a Social Media Week é realizada quatro vezes ao ano e acontece em 17 cidades ao redor do mundo, sempre com o mesmo tema. Na semana de 12 a 16 de setembro, estará acontecendo simultaneamente em São Paulo, Londres, Miami e Mumbai. A Social Media Week São Paulo é organizado pela Associação Paulista de Agentes Digitais – ABRADi-SP – e pela InterNey, consultoria de mídias sociais do especialista Edney Souza. A edição de São Paulo é o maior evento de mídias sociais do Brasil.
Mais informações visite – http://socialmediaweek.org/saopaulo/
Fonte: http://www.gestaouniversitaria.com.br/artigos/social-media-week-sao-paulo-usa-plataforma-de-crowdsourcing-da-80-20-marketeria-digital-para-selecionar-palestras-de-2016