STARTUPs Unicórnio

Antes de falarmos sobre Startups Unicórnio vamos abordar um pouco o que é uma Startup.
De forma objetiva Caio Bianchi afirma: “é um tipo de empresa que se diferencia das empresas tradicionais em três aspectos: uso intensivo de tecnologia, estrutura enxuta e inovação no modelo de negócio. A fusão desses aspectos permite que startups cresçam, em média, 200% ao ano – em comparação a empresas tradicionais que crescem 20% em média”. Embora não se trate única e exclusivamente de negócios digitais, uma statup precisa de inovação para ser considerada modelo. Além disso, será mais comum ver startaps na internet porque é bem mais barato e facilmente propagável criar uma empresa online.

Basicamente, estamos falando de uma empresa jovem com um modelo de negócios repetível e escalável, em um cenário de incertezas e soluções a serem desenvolvidas.

A expressão Unicórnio (para denominar uma statup) surgiu em 2013 pela investidora Aileen Lee, que buscava referenciar a raridade de um negócio que cresce com rapidez em menos de dez anos. De origem mítica um negócio Unicórnio refere-se a startups que passam por um crescimento exponencial, alcançando a avaliação de US$ 1 bilhão antes de abrir seu capital em bolsas de valores. Atualmente, entre as mais valiosas unicórnios existentes mundialmente das 260, seguem as 3 americanas:  Uber, Airbnb e SpaceX .